O Pianista do Silencioso

Olá, gente boa!

Depois de maravilhosos quinze dias de viagem ao Rio de Janeiro – cidade, aliás, que não é tão maravilhosa assim, como dizem, como cantam, como escrevem, como divulgam… – estou desafiando minha caduca internet e tentando dar continuidade às postagens por aqui, no Fala Cassilda!. Resolvi ousar. Não para possíveis leitores, mas para mim mesma. Decidi utilizar o blog também para compartilhar minhas leituras e falar um pouco sobre elas. Quem sabe, num futuro, até me sinta à vontade para comentá-las e criticá-las.

Para começar, uma obra de um alagoano. “O Pianista do Silencioso”, de Carlos Nealdo dos Santos. Um livro ficcional sobre a chegada do cinema a Rio Branco, no interior pernambucano, e como ele influencia no cotidiano e na vida pessoal dos moradores. O cinema, segundo o próprio autor, é que é o protagonista dessa história, recheada ainda com pitadas de romances e uma pesquisa bibliográfica de tirar o fôlego.

No cenário mundial entre 1917 e 1934, ficção e realidade se entrelaçam na história criada por Nealdo, que, além de escritor, é jornalista. Com a sensibilidade e o humor característicos, o autor cria elementos para que o leitor sorria em alguns momentos, gargalhe em outros – durante as aventuras do garoto Xié, por exemplo – e se emocione em mais alguns, como no desfecho do caso de amor entre os personagens Dago e Biana.

O livro, lançado pela Edufal, em 2007, foi vencedor do Prêmio Alagoas em Cena, em 2006, na categoria Literatura/Romance. Exemplares à venda no site da própria editora.

Agora estou envolvida no fantástico livro-reportagem “Chico Mendes – Crime e Castigo”, do jornalista Zuenir Ventura. Em breve falo sobre ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s