Conformismo

Os cinco níveis de castas, por ordem decrescente de importância social, são os brâmanes, os kshatriyas (proprietários, aristocratas), os vaishyas, os shudras e os párias ou intocáveis, designação esta devido à sua indignidade para serem tocados por membros de castas superiores.

Com efeito, se as castas foram constitucionalmente abolidas, permanecem ainda arreigadas no espírito colectivo. Tanto assim que, se uma pessoa nasce na casta X, irá viver, casar e morrer nessa mesma casta.

(Pinho Cardão, para o blog http://quartarepublica.blogspot.com , sobre a estratificação social na qual os Indianos estavam (estão) agrupados de acordo com o seu nascimento.)

Presente de Ano Novo: passagem de ônibus mais cara em Maceió, R$ 2 (dois reais).

E tem prefeito que pode ser eleito governador em 2010, com ampla vantagem de votos sobre os adversários.

Anúncios

2 comentários sobre “Conformismo

  1. Risos.
    muito risos.
    Infelizmente temos que pagar por todos, mas eu até achei bem feito. cadê o ciço? Aliás, muito bem feito. Em pleno ano novo, no fim de semana. Presente bom!! (ainda indignada)

    Em menos de um ano ele já aumentou duas vezes. O valor é absurdo. Nem em Recife é tão caro assim. Os mesmos erros, as mesmas desculpas sempre.

  2. A reprodução da cultura das castas na Índia é a reprodução de uma forma atrasada de constituição de relações sociais. Mas os motivos da mesma eu não sei; estudei muito pouco sobre a história do país e sua cultura.

    Quanto ao aumento das passagens a crônica escrita pelo João Paulo – que você já deve ter lido – representa também a minha indignação.

    Cícero Almeida pode ser eleito vereador, deputado, prefeito, governador, senador, presidente, deus… o que for. Só não será com o meu voto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s