Discutindo o mercado de trabalho

O efêmero lhe é inerente, a superficialidade é uma condição que pode e deve ser combatida, sempre que possível.

(Edvaldo Pereira Lima, professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), em sua obra ‘Páginas Ampliadas – o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura’, ao se referir à imprensa cotidiana)

I Seminário Perspectivas do Mercado em Comunicação

Em 2009, entra no mercado de trabalho mais uma turma de jornalistas formados pela Universidade Federal de Alagoas. Eu estarei no meio desses novos profissionais. Os estudantes que continuam nas faculdades sentem a necessidade de discutir as perspectivas do mercado em comunicação. E a nossa formatura está aí, pedindo reforço financeiro.

Por tudo isso, elaboramos o I Seminário Perspectivas do Mercado em Comunicação. É o primeiro evento voltado para a discussão de mercado em comunicação do Estado, pelo menos que lembremos. Isso nos ajudou a conseguir os patrocínios, devo lembrar. Aliás, nossos agradecimentos aos patrocinadores! Também sabemos que, por ser o primeiro, terá várias falhas. Esperamos que sejam mínimas, comparadas ao valor das discussões. As inscrições estão abertas! Participem!

O trabalho nas redações, as oportunidades do mercado, o perfil do profissional buscado pelas empresas. Tudo isso estará em pauta no I Seminário Perspectivas do Mercado em Comunicação, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro, das 19h às 22h, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS). O evento é uma realização dos alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e conta com o apoio da Ufal, Fits, Gráfica Arpoador, Rádio Pajuçara, Sebrae e com o patrocínio do Governo de Alagoas.

No Seminário, os participantes terão a chance única de interagir com os jornalistas que atuam na linha de frente da cobertura diária. Editores, chefes de reportagem, produtores, repórteres, fotojornalistas e assessores de imprensa trazem em primeira mão, as tarefas, as exigências, as alegrias e os dissabores do profissional comprometido com a informação nas empresas e nas redações.

A programação traz quatro painéis: assessoria de comunicação, webjornalismo, jornalismo impresso e telejornalismo. Na abertura, a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Valdice Gomes, traça um panorama sobre a atual situação do mercado de trabalho: carências, mudanças e perspectivas.

Entre os convidados estão profissionais de vários veículos e setores de comunicação, respeitados no mercado alagoano, como a assessora Luiza Barreiros (Ministério Público Federal),  o repórter Maurício Gonçalves (Gazeta de Alagoas), o editor de telejornalismo Marcus Toledo (Tv Pajuçara) e o blogueiro Maikel Marques.

As inscrições custam R$ 20 e poderão ser feitas no departamento de Comunicação Social da UFAL (24 e 25 de novembro) e nas bibliotecas do Cesmac – Fecom (26 e 27 de novembro) e da Fits (27 e 28 de novembro). Mais informações podem ser obtidas no Blog do Evento ou pelos telefones (82) 8817-3977 ou (82) 8802-6580. As vagas são limitadas.

_______________________________________________________________________________________________

Veja também: PUTZ!!!

Anúncios

3 comentários sobre “Discutindo o mercado de trabalho

  1. É, a pós-modernidade deixou tudo êfemero mesmo.
    e não só ela..a modernidade, o sistema, a estética (não a minha, claro)..rs
    Que bom que essa turma está saindo para o mercado com ética. (pelo menos os que eu conheço)

    O seminário será de grande importância para todos nós que ainda estamos trilhando esse caminho.

    um bjo

  2. Mário, acho massa suas intervenções por aqui. Venha sempre dialogar com minhas opiniões. =)

    Seu comentário sobre nosso seminário realmente saiu no outro post, mas posso dzer que, em parte, devo concordar com você. Grata pelo “boa sorte”. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s